O NEGRO DA CASA E OS DIAS DE HOJE

Ana Paula Ricardo da Silva
2 min readJun 2, 2021

--

“ Quando o senhor de escravos ficava doente, o negro da casa se identificava tanto com seu senhor que perguntava:

- Qual o problema chefe, estamos doentes?”

Sempre que vejo pessoas negras se intitulando “antirracistas”, comprando esses manuais antirracistas escritos por outros negros, e sempre dispostos a ensinar ao brankkko como fazer para acabar com a desgraça que ele mesmo criou, essa passagem do Malcolm me vem à mente!

Algumas pessoas serão HUMILHADAS constantemente pela branquitude, no trabalho, na universidade, no meio social que ESCOLHE frequentar e ainda sim estarão lá entregando de mãos beijadas toda a sua força, saúde e inteligência, em troca de migalhas, que acredita ser mérito apenas por vir do branco, o branco salvador, aquele capaz de lhe dar “acessos” e “vantagens”.

Vantagens essas extremamente limitadas e que para conseguir, muitas vezes precisará passar por cima de outras pessoas pretas. E aqui podemos falar do famoso TOPO, O TOPO ILUSÓRIO que vive na cabeça de alguns pretos, no qual só um chega, a troco de apagamentos, e que não leva retorno algum à comunidade ou ao povo preto. Além de ser uma falsa vitória, é de toda forma individual, mas isto pouco importa ao negro da casa, desde que ele como bem, vista bem, durma bem, e esteja perto de seu branco salvador.

--

--

Ana Paula Ricardo da Silva

Mulher preta vivendo em diáspora; Advogada; Graduanda em Ciências do Estado pela UFMG; Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário.